Seções:
Destaques
Eventos
Portfólio
Contato

Festa "Clube das Mulheres" - tragédia em Guarulhos

Atualizado em 02/09/2004: algumas pessoas entraram em contato comigo, para dizer que a Equipe VSJ não participou da organização da festa trágica de que fala este artigo. O texto é apenas o relato do que observei na ocasião da festa, onde traço 1 paralelo com outra festa de que participei, esta sim organizada pela Equipe VSJ, e onde o ponto alto infelizmente também foi a desorganização. Como de fato pude apurar depois, os organizadores realmente não são a Equipe VSJ, e está aqui a retificação da informação errônea. As Pessoas da Equipe VSJ eram as únicas vistas por mim a circular no interior da festa identificadas, trajando camisetas onde se via o seu símbolo. Isto foi o que levou o Editor a creditar a autoria da festa a este grupo.

Este site contém apenas as opiniões e impressões pessoais do Editor, que se reserva o direito de expressá-las segundo seu próprio critério e julgamento, exercendo a sua liberdade de expressão segundo as leis brasileiras. Veja abaixo a íntegra do texto original, publicado logo após o acidente.

É lamentável voltar a escrever para este site, depois de tanto tempo, por um motivo tão desagradável. Nesta madrugada de 29/08/2004, por volta da 1h, o mezanino do local onde acontecia a festa "Clube das mulheres", na Av. Paulo Faccini, em frente ao restaurante Choupana, desabou, ferindo dezenas de pessoas e possivelmente matando muitas. Este evento foi, pelo que me consta, realizado pela Equipe VSJ, a mesma que realizou a última festa à fantasia de Guarulhos, aliás matéria que deveria ter sido publicada anteriormente por este site, mas tamanho foi o meu descontentamento e a minha indignação (afinal eu paguei para estar lá) que resolvi nem mesmo mencionar este evento como parte da turnê de inverno do MjLogan.com.

Antes de comentar sobre o trágico evento de hoje, do qual acabo de retornar, falemos sobre o que já havia acontecido no último evento organizado por este grupo. Visivelmente, o local escolhido para a festa à fantasia, no centro da cidade, não era adequado para um evento dessa natureza e tamanho, apresentando corredores estreitos para o acesso entre as áreas livres, o que gerou inúmeros tumultos durante a noite, e onde num deles as grades de segurança vieram a ceder sobre a pista inferior, por sorte não causando ferimentos mais graves nos frequentadores. As escadas externas para acesso entre os andares, além de também muito estreitas para o volume de pessoas que ali circulavam, não possuíam qualquer proteção contra a queda de pessoas de uma altura possivelmente fatal, visto que as grades de proteção não chegavam à cintura de uma pessoa média.

Mais uma vez, o lugar para um evento organizado na cidade demonstra ter sido escolhido de uma forma não muito criteriosa, mas desta vez sem tanta sorte como na primeira. A festa "Clube das mulheres" dispunha de dois ambientes: uma pista no andar térreo, onde ouvia-se Axé Music, e outra no andar superior, montado metade sobre um mezanino e metade sobre uma estrutura de laje. Por volta da 1h, quem estava no mezanino, como eu, ouviu um estranho barulho, muito forte, semelhante ao de um terremoto, seguido do desabamento do chão sobre a pista inferior. Uma densa poeira tomou conta do ar, e tudo o que se ouvia eram gritos e choro. Por sorte, dei-me conta do que aconteceria numa fração de segundo após ouvir o estrondo, e consegui "escalar" o chão, que agora tinha se tornado uma "parede", me livrando de cair junto com o piso sobre o andar inferior. Após ajudar algumas pessoas que haviam ficado penduradas a subir em segurança, passei a procurar pessoas conhecidas que eu sabia estar na festa, encontrando algumas em estado de choque. O que se seguiu após eu sair do prédio foi uma operação do Corpo de Bombeiros de resgate das vítimas nos escombros, possivelmente muitas fatais. Após fazer algumas ligações para tentar saber de outros amigos que ainda não tinha encontrado, resolvi ir embora, pois o número de curiosos já era enorme e era melhor deixar a polícia e os bombeiros fazerem o seu trabalho.

Por muita sorte, sofri apenas alguns arranhões, como voce pode ver aqui, que felizmente estarão curados em algumas horas graças ao meu fator de cura mutante, mas hoje muitas pessoas acordarão com uma ferida que não cicatrizará nunca: a perda de seus filhos, irmãos, amigos, por causa da negligência não apenas da equipe organizadora, mas também dos donos do estabelecimento (que não me lembro o nome) onde foi realizado o evento, da prefeitura de Guarulhos, que deveria ter sob controle a fiscalização de obras que comportam grande volume de pessoas, a fim de garantir a segurança de seus frequentadores, coisa que visivelmente não aconteceu. Resta-nos agora apenas esperar e cobrar pelas providências para que tal irresponsabilidade nunca mais se repita, de forma que possamos frequentar eventos na cidade sem temer por nossa segurança e até mesmo pela nossa própria vida. Enquanto isto acontecer, Guarulhos será, sem sombra de dúvida, merecedora do rótulo de lugar "inferior" quando o assunto é vida noturna, onde nenhum projeto parece se preocupar com o que deveria ser o objetivo principal de todo empreendimento dessa natureza: o bem-estar dos frequentadores.

André Rocha [Mj. Logan]